In-company: Gestão da Operação de Frotas com Foco na Lei da Balança

Objetivo

Prover aos profissionais das empresas tomadoras e prestadoras de serviços de transporte, envolvidos com o planejamento, contratação, venda e operação de transporte rodoviário de cargas, o conhecimento teórico e prático necessário para o correto dimensionamento dos veículos, obtenção da maior eficiência de transporte e redução de problemas com a fiscalização, tendo como base as Resoluções 210 e 211 do Contran que estabelecem os limites de peso e dimensões para veículos que transitem por vias terrestres e dá outras providências.


Público Alvo


Conteúdo do curso

 

INTRODUÇÃO

  • Evolução da frota de equipamentos
  • Tipos de caminhões e implementos 

CONTEÚDO

  • Sumário da Legislação que trata de Pesos e Dimensões
  • Evolução da Legislação de Pesos e Dimensões 
  • Artigos do Código de Trânsito Brasileiro que Tratam do Assunto 
  • Resoluções do Contran que Tratam do Assunto, com ênfase nas: 
  • Resolução 210/06
  • Resolução 211/06
  • Resolução 258/07

A ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO DO PONTO DE VISTA LEGAL

As Dimensões Máximas Permitidas

 

  • Altura;
  • Largura;
  • Comprimento;
  • Balanço dianteiro e traseiro

 

Os Limites Máximos de Peso Permitidos

 

  • Por eixo
  • Por conjunto de eixo
  • Peso bruto total
  • A relação potência/peso
  • A relação PBTC/CMT
  • O que é tara e lotação
  • Como é a identificação da tara e lotação dos veículos
  • As Configurações homologadas (Portaria Nº 86, de 20/12/2006) 

 

Outras especificações

 

  • de cavalo 6x4
  • de eixo autodirecional
  • de suspensão hidropneumática

 

VISÃO DA LEGISLAÇÃO DO PONTO DE VISTA OPERACIONAL

 O Dimensionamento do Equipamento de Transporte

 Fatores que interferem no dimensionamento

 

  • O peso bruto total
  • O peso bruto técnico
  • O peso bruto legal
  • A CMT
  • A tara dos equipamentos
  • O cálculo da capacidade de carga

 

A Pesagem em Balança Rodoviária

 

  • Pesagem em balanças fixas
  • Pesagem em movimento
  • Pesagem em balanças móveis
  • A fiscalização pela Nota Fiscal 
  • Os requisitos que asseguram a aferição das balanças
  • A tolerância ao excesso de peso
  • A pesagem de cargas líquidas
  • Que veículos devem ser pesados
  • Cuidados no posicionamento da carga
  • Rodovias equipadas com balanças

 

Quais são os tipos de multas mais comuns aos caminhões 

 

  • As infrações por excesso de peso 
  • Multa por falta de plaqueta 
  • Multa por evasão de pesagem 
  • Multa por exceder a CMT
  • Como é calculada a multa por excesso de peso 
  • Como é calculada a multa por exceder a CMT 
  • Por que um veículo, mesmo com a lotação máxima permitida pode apresentar sobrepeso na balança 

 

 A responsabilidade das multas por excesso de peso

 Fui multado! O que é que Eu faço?

 Quais as restrições à circulação e carga e descarga de caminhões

  • Como é a situação na cidade de São Paulo 
  • O que é VUC

AS CONFIGURAÇÕES QUE PRECISAM DE AET

 Para carga excedente

 Contêiner high cube

 Cegonha

 Produtos siderúrgicos

 Pedras ornamentais

VISÃO DA LEGISLAÇÃO DO PONTO DE VISTA FUNCIONAL

 A que aplicações se prestam as diversas configurações disponíveis no mercado

Carretas de três eixos normal

Carreta Vanderléia

Bitrem

Rodotrem

Romeu e Julieta

A ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO DO PONTO DE VISTA EMPRESARIAL

 Qual a melhor composição para o seu negócio em termos de capacidade de carga, rota, consumo de pneus, de combustível e manutenção?

  • Vanderléia X Bitrem
  • Rodotrem X Bitrenzão
  • Cavalo Toco X Cavalo Trucado
  • A circulação de Rodotrens com menos de 25m

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